Mercado de câmbio exige certificação

Profissionais atuais e novos entrantes terão curso preparatório online oferecido exclusivamente por empresa londrinense

A Rede Câmbio Seguro, empresa que atua como um hub na conexão entre corretoras e correspondentes cambiais no país, com sede em Londrina, é a primeira empresa do setor no Brasil a oferecer curso preparatório, totalmente online, para a certificação ABT1 da Abracam, entidade que congrega a maioria das corretoras e bancos de câmbio do país. A certificação é obrigatória a todos profissionais atuantes no mercado de câmbio com o objetivo de promover a educação e garantir o amplo conhecimento sobre as leis e regulamentações que regem o segmento.

A iniciativa da Rede Câmbio Seguro está alinhada ao propósito da empresa em manter o mercado de câmbio fortalecido dentro da legislação vigente, com concorrência justa e ética. “Não havia no mercado um curso preparatório para facilitar os estudos daqueles que desejam ou necessitam fazer as certificações da Abracam. Fomos os primeiros a ter essa iniciativa que é muito relevante para o mercado e colabora com a associação de classe extremamente respeitada pelo Banco Central do Brasil”, destaca Haroldo Schiabel, à frente da Rede Câmbio Seguro.

Além de preparar o aluno para certificação, os participantes adquirem uma visão mais ampla sobre o mercado de câmbio, aprimorando o conhecimento daqueles que já atuam no mercado e formando profissionais que pretendem atuar. Entre os temas estudados estão Sistema Financeiro Nacional (SFN), sigilo bancário, prevenção de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo, crimes contra o SFN e regulamentação de câmbio no país envolvendo operações do dia a dia, contrato de câmbio, gestão de riscos e compliance.

A certificação da Abracam é também exigida na auditoria das empresas que buscam o Selo de Conformidade da entidade entre bancos, corretoras e correspondentes cambiais. As inscrições para participação nos cursos preparatórios podem ser feitas pelo site cursos.redecambioseguro.com.br.