Uma iniciativa inovadora e transformadora. Foi assim que os alunos do Ensino Médio da St. James’ International School se viram diante da edição inédita em Londrina do St. James’ Startup Tech, uma experiência de 24 horas de imersão na construção de planos de negócios com soluções para problemas sociais, realizado em outubro do ano passado. O empreendedorismo, que sempre esteve presente nas ações da escola, foi impulsionado por uma iniciativa totalmente alinhada ao mercado atual de negócios.
A premiação do Sebrae/PR, realizada pelo terceiro ano consecutivo, faz parte do Programa Educação Empreendedora, que reconhece as melhores iniciativas de instituições de ensino paranaense destinadas ao estímulo da cultura empreendedora, ressaltando as ações que causam impactos positivos para os alunos e que tenham potencial de modificar a sociedade.
O prêmio recebeu inscrição de 218 iniciativas de todas as regiões do Paraná. As quatro mais inovadoras, destinadas ao estímulo da cultura empreendedora nas escolas e universidades, foram premiadas nas categorias ensino fundamental, médio, técnico e superior. O projeto realizado pela St. James’ foi o vencedor na categoria Ensino Médio.
A ex-aluna e idealizadora do projeto, Giovanna Romariz Lino, que recebeu a premiação, comemorou: “Participei de um hackathon e resolvi trazer a ideia para o colégio. Envolvemos alunos de Ensino Médio e foi um trabalho dedicado a causas sociais que contou com o apoio de diversos parceiros, ONGs e investidores. Os estudantes ficaram muito engajados, demonstraram um grande conhecimento e o resultado vai trazer frutos para a comunidade”, exaltou.
Os participantes do St. James’ Startup Tech foram desafiados a construírem startups voltadas a resolução de problemas vividos por entidades locais. Para isso, contaram com o apoio de instituições de Londrina no auxílio da verificação das ideias e no teste da viabilidade da execução, e de mentores convidados, entre empresários e especialistas em tecnologias, negócios e organizações sociais, para validarem seus planos de trabalho, se envolvendo com as várias etapas da concepção de um negócio.
“A interação dos alunos com a prática de empreendedorismo e com a criação de soluções para os negócios de impacto social deu tão certo que iremos realizar em outubro a experiência do Startup Agro, possibilitando aos estudantes a interação com a proposição de inovação no segmento do agronegócio, intimamente relacionado ao desenvolvimento econômico de Londrina”, ressaltou Márcia Kobayashi, diretora da St. James’ International School.
Na foto, de Régis Santos, Vitor Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR, Giovanna Romariz Lino, representando a St. James’ International School e Júlio Agostini, diretor de operações do Sebrae/PR, na entrega da premiação estadual na categoria Ensino Médio.
Deixe um comentário